ELETROESTIMULAÇÃO

 

Consiste na aplicação de correntes elétricas associadas. Estimula as fibras brancas da musculatura que os exercícios físicos não conseguem e melhora a flacidez da pele.

Origem

Na década de 80 foi verificado que as astronautas russas, ao retornarem de uma missão espacial, sofriam flacidez, atrofia, e fadiga muscular. Observando esse quadro, cientistas desenvolveram uma corrente excitomotora (corrente russa), para solucionar o problema no menor tempo possível, não é uma ginástica passiva.

Nesse tipo de tratamento, o cliente participa ativamente. É eficaz para homens e mulheres porque respeita a fisiologia muscular e o trabalho do seu metabolismo, proporcionando assim, resultados rápidos e altamente satisfatórios. É indolor e extremamente eficaz no tratamento de flacidez, modelagem corporal e recuperação, com aumento de força muscular.

Por meio de um sistema eletrônico, enviam-se impulsos elétricos que contraem sincronizadamente os músculos encarregados de realizar uma determinada função.

A eletroestimulação consiste no processo de se produzir contrações musculares induzidas (por correntes elétricas específicas), através da aplicação de eletrodos de superfície, podendo ser utilizada na estimulação da musculatura esquelética funcional ou em músculos desinervados.

Através da estimulação de um nervo motor, consegue-se atingir um grande número de fibras, pertencentes até mesmo a porções profundas do músculo.

Para ocorrer a estimulação, a corrente elétrica precisa ser suficientemente pulsante, ao mesmo tempo em que deve ser confortável para o indivíduo a ela submetido.

Atua nos músculos do corpo com placas. Qualquer aparelho que faça seus músculos se contraírem está melhorando seu tônus muscular, ou seja, diminuindo a flacidez. Se não houver muita gordura na região, é possível um levantamento da área trabalhada. No caso em que há acúmulo de gordura, com o aumento da circulação local, a tendência é favorecer a mobilização da gordura, diminuindo o depósito.

A eletroestimulação é indicada para quem quer resultados rápidos, pois permite a repetição do movimento muscular, mesmo em quem está destreinado, permitindo uma definição mais rápida dos músculos.

O tratamento pode melhorar o aspecto principalmente da celulite flácida, porque estica e levanta a pele que acompanha os movimentos do músculo.

Em geral, é indicada para quem não tem tempo de praticar exercícios ou, eventualmente, quando há alguma restrição, como pós-cirúrgico, em que a pessoa não pode saltitar, mas trabalhar outros grupos musculares.

Se o sinal estiver verde para o tratamento, os resultados começam a surgir após a quinta sessão – principalmente, para quem tem facilidade em estruturar os músculos, a diferença é perceptível em dez sessões.